Portugal PRT  

rss

  • rss
Comunicados de Imprensa - Amway
AGER 2016: ATITUDE EMPREENDEDORA DOS PORTUGUESES VOLTA A CRESCER

2017.05.04 - 

A atitude positiva face ao empreendedorismo cresceu cerca de 10 pontos percentuais, atingindo cerca de 67%, enquanto que o potencial para a criação do seu próprio negócio ressente-se, já que apenas 36% dos inquiridos portugueses se revêm na capacidade de criarem o seu próprio negócio.

Os millenials são a classe que se mostra mais entusiasmada perante a criação do próprio emprego, com 78% a exibir uma atitude positiva

A inovadora métrica de análise ao espírito e comportamento empreendedor, desenvolvida pela Amway, indica uma média nacional de 46% no que toca ao desejo, viabilidade e estabilidade dos portugueses para começar um negócio

 

Lisboa, 04 maio de 2017 – A Amway, empresa líder mundial no setor de venda direta, acaba de anunciar os resultados do 7º estudo AGER (Amway Global Entrepreunership Report), um relatório anual que foca as principais tendências empreendedoras a nível global, analisando também a realidade nacional.  

A grande novidade do estudo atual é o facto de Portugal ter registado um crescimento positivo de 10% no que toca à disposição dos portugueses, com 67% dos inquiridos a mostrar uma atitude positiva perante as temáticas do empreendedorismo. Um valor positivo, porém, mais baixo que a média europeia de 74% e a média global de 77%. 

Esta atitude perante a criação do próprio emprego, é ainda mais notória, junto de um target jovem adulto. Os millenials, jovens menores de 35 anos, são os que se mostram mais motivados e com vontade para desenvolver o seu próprio negócio, com uma média nacional de 78%, muito acima dos 67% registados pelos adultos de 35 a 49 e dos 55% os senior com mais de 50 anos de idade. 

Quanto ao potencial para empreender, os dados já não se mostram de tal forma positivos. A vontade existe, mas as pessoas não a conseguem colocar em prática, visto que apenas 36% dos inquiridos (um número ainda mais baixo que em 2015 obteve 39%) pretende vir a criar o seu próprio negócio. E esta realidade afeta não só os grupos etários mais velhos, como os “jovens millenials”, abaixo dos 35 anos de idade, que nesta análise apenas 44% se manifestaram de forma positiva. 

“É muito positivo comprovar que a atitude favorável ao empreendimento na 7ª Edição do AGER cresceu. É um sinal claro de recuperação e vontade que a sociedade portuguesa quer mudar algo. Por outro lado, a percentagem referente ao potencial empreendedor baixou no presente ano e é uma variável em que apenas as empresas privadas e a sociedade, em conjunto com as entidades governamentais e de ensino público e privado devem trabalhar para inverter essa atitude”, afirma Monica Milone, General Manager da Amway Iberia. “É necessário dar mais apoio aos cidadãos, oferecendo-lhes melhor formação e incentivando-os a empreender. É por isso que a oportunidade de negócio que a Amway oferece, de baixo risco, baixo investimento e com formação contínua e gratuita é tão valorizada no mercado e o motivo para o aumento do número de portugueses interessados em criar um negócio próprio com a empresa, nos últimos anos”.

Em termos geográficos, Lisboa (72%) e Alentejo (71%) são as áreas regionais do nosso país que demonstram uma atitude empreendedora mais positiva, enquanto que o Algarve, é a zona geográfica que representa a menor percentagem (48%). No que diz respeito ao potencial para empreender a área do Grande Porto (37%) e Lisboa (24%) são aqueles cujos habitantes demonstram maior interesse em criar o seu próprio negócio enquanto que no Alentejo, apesar de ter uma elevada atitude positiva face ao empreendedorismo, é a área geográfica com menor potencial em Portugal, registando apenas 12%.

Outra conclusão que obteve também uma ligeira alteração, comparativamente ao estudo do ano anterior, é relativa ao género. Este ano, as mulheres não se revelaram tão motivadas perante o potencial para empreender. Com um registo atual de apenas 31%, o estudo deste ano registou uma diminuição de 5%, comparativamente aos dados de 2015. Já os homens não se revelam tão pessimistas, este target apresenta um valor de 41%, no que toca ao potencial para avançar com a criação de negócios próprios.

Quanto às motivações perante a criação do próprio emprego, o motivo maioritário para os portugueses, como para os inquiridos a nível global e europeu, continua a ser o mesmo ao longo dos anos: ser o seu próprio chefe (45%). Em segundo lugar, já a motivação para “concretização de ideias pessoais” aumentou 8 pontos percentuais, face aos cerca de 38% de respostas obtidas. A possibilidade para regressar ao mercado de trabalho (35%), a conciliação entre trabalho, família e lazer (19%) e a obtenção de uma segunda fonte de rendimento (17%), foram também opções que registaram um ligeiro aumento na votação. 

Um dos objectos de estudo deste ano e desenvolvido pela Amway, pela segunda vez consecutiva, é o Índice do Espírito Empreendedor Amway (AESI). Introduzido no estudo do ano passado, o AESI baseia-se na “Teoria do Comportamento Planeado” de Icek Azien, e mede três variáveis que influenciam a intenção de uma pessoa iniciar um negócio: Desejo (pela realização das próprias ideias), Viabilidade (relacionada com a educação e formação, as competências necessárias para iniciar um negócio) e Estabilidade (contra a pressão social, família e/ou amigos). Esta inovadora métrica de análise pretende indicar de que forma as pessoas estão inclinadas e predispostas para começar um negócio. 

A sua análise é efetuada pela média de respostas em cada um dos pilares e numa escala de 0 a 100, sendo que o 100 indica que todos os entrevistados do país responderam positivamente às três perguntas. 

Este ano, a média em Portugal foi de 46 de 100 pontos, mantendo-se num nível inferior face à média global (50 pontos) pero superior respecto a la Europea (45%).

Analisando em detalhe os dados, 45% dos portugueses expressaram o desejo de se tornarem empreendedores, enquanto 39% se sentem preparados para esse desafio e, 54% não permite que as suas relações sociais os dissuadissem dos seus planos. 

Outro subtema analisado no AGER 2016 foi também a percepção dos portugueses relativamente ao futuro do empreendedorismo. Pensando a curto-médio prazo, para os próximos cinco anos, 28% dos inquiridos acredita que as pessoas estarão mais empregadas, com o seu próprio emprego, 25% acha que a situação se vai manter idêntica ao que se regista hoje em dia e 30% não abona o empreendedorismo de forma tão positiva. Desta forma, os inquiridos portugueses demonstram uma opinião difusa em torno do futuro do autoemprego. 

 

 

Sobre o Relatório Global de Empreendedorismo da Amway (AGER)

A primeira interação do AGER aconteceu em 2010 como o Relatório Europeu de Empreendedorismo da Amway, foi expandido para o mundo em 2013, abrangendo 24 países. Este ano o relatório expandiu-se a 45 países, com entrevistas pessoais e telefónicas conduzidas por mais de 50.000 homens e mulheres, com idades entre os 14 e os 99 anos. O AGER 2016 foi conduzido pela Amway, com o apoio da Professora Drª. Isabell M. Welpe, presidente de Estratégia e Organização na Universidade Técnica de Munique, Alemanha. O trabalho de campo foi completado pela Gesellschaft fuer Konsumforschung (GFK) da Nuremberga, desde Abril a Junho. Os resultados são partilhados com a comunidade científica, incluindo os 45 orientadores académicos AGER e todos os interessados como instituições académica e públicas e think tanks.

Sobre a Amway

A Amway é uma das principais empresas de bens de consumo familiar em todo o mundo, que vende mais de 400 produtos de alta qualidade nas categorias de beleza, bem-estar e home care através de distribuidores independentes para o consumidor final. A empresa foi fundada em 1959 em Ada, Estados Unidos e opera em mais de 100 países e territórios gerando receitas na ordem de 8,8 mil milhões de dólares em 2016. Os produtos mais vendidos da Amway são as vitaminas minerais e suplementos alimentares NUTRILITE™, cuidados da pele e cosméticos de cor ARTISTRY™ e sistemas de tratamento de água eSpring™.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

The e-mail address will not be published
* Mandatory field

© 2011 Amway Europe. All rights reserved. | www.amway-europe.com |
Connexia